Consultoria Pedagógica Feito Afeto
Transformando a educação com sensibilidade e cuidado, promovendo diálogos que enriquecem a pedagogia da infância e a docência humana em uma comunidade democrática e atenta.


150+
15
Educação Transformadora
Cuidado Ético
Educação Sensível
Exploramos a pedagogia democrática e a ética do cuidado.


Diálogos Educativos
Promovemos diálogos que fortalecem a sensibilidade e o cuidado na educação.


Cuidado Ético
Apoio à formação de educadores comprometidos com a pedagogia da infância.
Um coletivo de educador@s que pretende estudar a si mesmo considerando as mudanças no mundo e promover encantamentos com as transformações, tendo em vista as subjetividades inventivas e o trabalho por um mundo mais justo e digno, aquele da boniteza freiriana.
Temos um plano de trabalho que envolve demandas formativas advindas do próprio grupo, escolhendo obras e autores, realizando leituras e o compartilhar de preciosidades dessas leituras e percepções. As pessoas são convidad@s a fazerem registros autorais para a contextura entre palavras e pensares, práxis e consciência, criando um processo documentado para apoiar a autorreflexão sobre o conhecer estético. São sugeridos registros individuais e coletivos no Diário de Bordo artesanal e Padlet digital e, a cada ano, alguns materiais diversos são sugeridos para compor os processos de criação. Também escolhemos representantes das artes para efetivar nutrições estéticas, ampliando o repertório visual e imagético das participantes. Acreditamos que as marcas deixadas na memória ampliam as possibilidades de combinações e criações, sendo um princípio de trabalho promover o acesso a outras formas de ver o mundo, com apoio nas artes e no exercício de autoria.
Além dos grupos de estudo com focos de aprofundamento em concepções pedagógicas, pretendemos ofertar gradativamente a partir de 2025 minicursos online para quem deseja se aproximar de algum autor inspirador de práticas democráticas com as infâncias. Para tanto, progressivamente traremos biografias e obras de autores selecionados, promovendo as interconexões com a prática ética/estética e política das relações educativas do cotidiano escolar e o entrelaçamento entre os autores que trazem conceitos importantes para uma pedagogia mais atenta e sensível às infâncias. Essa ação propõe a contextura entre teóricos e docências.
Para a formação continuada de profissionais formadores promovemos estudos das concepções da prática formativa apoiadas em registros autorais (escritas-ave do poeta Manoel de Barros) e registros pedagógicos. As demandas são selecionadas e debatidas através de registros cotidianos do fazer formador e concepções de formação subjacentes. Temos como princípio considerar os sujeitos docentes no território de deslocamento como aprendiz, afetando sua sensibilidade e sua ação formativa. As situações e experiências estésicas vividas com as formadoras movem nossa reflexão para o trabalho formativo e também para as situações didáticas junto às crianças e comunidade escolar. Nos apoiamos aqui na homologia dos processos de Donald Shön.
Selecionamos alguns recursos pedagógicos que podem apoiar a prática encantadora, desenvolvente e lúdica que compõem o universo acolhedor e o ambiente desafiador necessário à construção de conhecimentos. Estes recursos físicos são enviados por correio e são acompanhados de mini posts digitais explicativos. Temos parceiros que efetivam as transações para aquisição também. Ainda que sejam recursos pedagógicos, carregam toda uma filosofia em cada detalhe, compondo a escola amável e potente que nos cabe contextualizar.